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A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo.

Lição nº 55 e 56
Sumário:Realização de uma actividade



1. Em que consiste a teoria clássica do conhecimento?

Para a filosofia clássica o conhecimento consiste de uma crença verdadeira e fundamentada.


2. ( Texto ) Significa isso que a sua crença constituía um conhecimento?

Não, porque não é verdadeira nem fundamentada, pois ela está acente numa realidade inasistente.



3.Quais das seguintes situações poderão ser consideradas crenças verdadeiras justificadas?

a) ( frase ) A frase A é considerada verdadeira e justificada porque está presente no B.I.

b) (frase) A frase B é uma crença, mas não é fundamentada, não está acente em nada muito fundamentado.

c) (frase) A frase C é considerada uma crença verdadeira e justificada porque é um conhecimento, no fundo é um juízo analítico.

d) (frase) A frase D não tem fundamento.



4. Quais das seguintes proposições constituem conhecimento a priori ( independente da experiência) e quais constituem conhecimento a posteriori ( dependente da experiência) ?

a) a posteriori

b) a priori

c) a priori

d) a posteriori


5- ( Um texto )

a) Que tese defende o teto?
Defende que o conhecimento é uma crença verdadeira acompanhada da razão ( fundamentada)


b) Qual o principal argumento que utiliza para a defender?

O argumento que utiliza para defender é " Então quando há juízes que se acham justamente persuadidos de factos que só uma testemunha ocular, e mais ninguém, pode saber, não é verdade que, ao julgarem esses factos por ouvir dizer, depois de terem formado deles uma opinião verdadeira, pronunciam um juízo desprovido de conhecimento"

O que acontece é que podemos gerar nas outras pessoas a convicção de uma crença verdadeira, por via das nossas capacidades orais, sem conhecimento, sem qualquer fundamento razoável.



c) Que defninição de conhecimento está implícita no texto de Platão?
A definição tripartida do conhecimento.

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